última versão do jeg 4x4,já com novo design da dianteira, que escamoteou(que absurdo!)seu nome de batismo |
o exemplar andou à venda por algum tempo mas parece que retornou a casa |
ahnnm, ui, ôôô, ah! ahn, óóó!
não caro leitor, isto não é a transcrição(fuleira), de algum áudio de algum site semi-porno dos milhares que pululam na web.
então o que seriam tais exclamações travestidas de onomatopéias, quando não, erotizadas?
é simples caro leitor, são as quase interjeições embutidas nas reações de desdém, muxoxo, decepção, quando perguntado se o jeg que conduzo é 4x4 e ouvem que é 4x2.
é a tal história. jipes são sempre associados ao 4x4. de sorte que o atrevimento de um jipe 4x2, ainda mais assentado numa " kombi" * de quase corpo e alma, melhor dizendo coração(leia-se motor) costuma - ejaculação precoce? - antes de despertar curiosidade sobre seu desempenho,broxar os interlocutores.
os jegs 4x2 são vítimas de mais este preconceito, assim como os muares, em relação aos cavalos.
mas o post aqui não é para estabelecer comparações entre desempenhos dos jegs 4x4(ou outros quaisquer) e os 4x2. até porque, não basta só ser 4x4 e pronto dá-se por garantido o resultado do sucesso da travessia só por isso. há que se levar em conta a relação peso-potência, entre outros itens, e, um nada desprezível: a munheca de quem o conduz. os 4x2 jegs - e o gurgel, de quem "herdou ou surrupiou" o selectraction(sistema auto-blocante traseiro manual) - permitem experiências divertidas ou necessárias para quem enfrenta as trilhas de morar no interior.
mas a questão é: existem os jegs 4x4. e quantos foram fabricados?
sim, existem sim. mas não foram, muitos. e o curioso, é que o sistema 4x4 do jeg, foi pensado- e testado - primeiramente em kombis(foram produzidos dois protótipos, pela QT engenharia(qualquer terreno), sendo que um deles dá-se como destruido e outro a recuperar com algum funcionário da vw.
segundo, marcos finato, da QT engenharia, "foram fabricados 4 protótipos do jeg 4x4. um deles foi para homologação do exército alemão. por volta de meados dos anos 80, foram produzidas as 2 últimas unidades 4x4, e estas refrigeradas a água. um deles utilizando o motor da kombi diesel 1600cc e o outro com motor AP do santana, com 1800cc. o modelo com motor a diesel é de nossa propriedade até hoje".
e assim, vemos que a saga dos 4x4 é resumida, infelizmente ou não. resta lembrar que as primeiras unidades do jeg vinham com as famigeradas "reduções da kombi" que o faziam quase coicear na partida.
4x4 ou 4x2, o que importa é que o jeg vai longe, se você tiver munheca e paciência. como diria o bardo, é quase a mesma coisa como no sexo. devagar e sempre, ladeira acima e ou até mesmo no ladeira abaixo. uuuiiii!
um dos primeiros protótipos do jeg 4x4 que foi parar em atascadero, califórnia |
aqui as duas alavancas, uma delas para o acionamento do 4x4 para além do selectraction(duas alavancas tendo ao centro o freio de mão) e a curiosidade do acionador do afogador |
em nossa nada humilde opinião o design definitivo e incontornável do jeg acrescentando algo mais a paisagem da califórnia |
* os jegs 4x2, assim como os 4x4, são montados em chassi de kombi, encurtados em 40 cm, com suspensão da mesma especialmente calibrada, caixa e motor 1600, a exceção dos 4x4 aqui citados com refrigeração a água.
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