Sunday, October 29, 2017

enfie os braços. sem dó. pois para quem não tem munheca, 4x4 só não dá gozo





última versão do jeg 4x4,já com novo design da dianteira,
que escamoteou(que absurdo!)seu nome de batismo

o exemplar andou à venda por algum tempo mas parece que retornou a casa


ahnnm, ui, ôôô, ah! ahn, óóó! 

não caro leitor, isto não é a transcrição(fuleira), de algum áudio de algum site semi-porno dos milhares que pululam na web.
então o que seriam tais exclamações travestidas de onomatopéias, quando não, erotizadas?

é simples caro leitor, são as quase interjeições embutidas nas reações de desdém, muxoxo, decepção, quando perguntado se o jeg que conduzo é 4x4 e ouvem que é 4x2.

é a tal história. jipes são sempre associados ao 4x4. de sorte que o atrevimento de um jipe 4x2, ainda mais assentado numa " kombi" * de quase corpo e alma, melhor dizendo coração(leia-se motor) costuma - ejaculação precoce? - antes de despertar curiosidade sobre seu desempenho,broxar os interlocutores.
os jegs 4x2 são vítimas de mais este preconceito, assim como os muares, em relação aos cavalos.

mas o post aqui não é para estabelecer comparações entre desempenhos dos jegs 4x4(ou outros quaisquer) e os 4x2. até porque, não basta só ser 4x4 e pronto dá-se por garantido o resultado do sucesso da travessia só por isso. há que se levar em conta a relação peso-potência, entre outros itens, e, um nada desprezível: a munheca de quem o conduz. os 4x2 jegs - e o gurgel, de quem "herdou ou surrupiou" o selectraction(sistema auto-blocante traseiro manual) - permitem experiências divertidas ou necessárias para quem enfrenta as trilhas de morar no interior.

mas a questão é: existem os jegs 4x4. e quantos foram fabricados?
sim, existem sim. mas não foram, muitos. e o curioso, é que o sistema 4x4 do jeg, foi pensado- e testado - primeiramente em kombis(foram produzidos dois protótipos, pela QT engenharia(qualquer terreno), sendo que um deles dá-se como destruido e outro a recuperar com algum funcionário da vw.

segundo, marcos finato, da QT engenharia, "foram fabricados 4 protótipos do jeg 4x4. um deles foi para homologação do exército alemão. por volta de meados dos anos 80, foram produzidas as 2 últimas unidades 4x4, e estas refrigeradas a água. um deles utilizando o motor da kombi diesel 1600cc e o outro com motor AP do santana, com 1800cc. o modelo com motor a diesel é de nossa propriedade até hoje". 

e assim, vemos que a saga dos 4x4 é resumida, infelizmente ou não. resta lembrar que as primeiras unidades do jeg vinham com as famigeradas "reduções da kombi" que o faziam quase coicear na partida.

4x4 ou 4x2, o que importa é que o jeg vai longe, se você tiver munheca e paciência. como diria o bardo, é quase a mesma coisa como no sexo. devagar e sempre, ladeira acima e ou até mesmo no ladeira abaixo. uuuiiii!


um dos primeiros protótipos do jeg 4x4 que foi parar em atascadero, califórnia

aqui as duas alavancas, uma delas para o acionamento do 4x4
para além do selectraction(duas alavancas tendo ao centro o freio de mão)
e a curiosidade do acionador do afogador

em nossa nada humilde opinião o design definitivo e incontornável do jeg
acrescentando algo mais a paisagem da califórnia

* os jegs 4x2, assim como os 4x4, são montados em chassi de kombi, encurtados em 40 cm, com suspensão da mesma especialmente calibrada, caixa e motor 1600, a exceção dos 4x4 aqui citados com refrigeração a água.

No comments: