Saturday, February 07, 2009

step by step: como harmonizar beleza, praticidade e segurança num só passo ?

(em detalhe o porta-step do dkw candango "panorâmico", onde funcionalidade e harmonia viajam juntas na linha deste raro exemplar que também abriga a curiosidade de não ser "original de fábrica" já que dkw nunca fez as capotas de aço, desenvolvidas por empresas independentes, como a carraço, de são bernardo)

o porta-step é peça fundamental nos carros mais aguerridos. seja pela necessidade imperiosa, que certamente vai se manifestar em quem enfrenta terrenos menos adocicados,seja como parte integrante do visual "off-road".

são clássicos o porta-step dos land rovers(série III), copiado pelos carajás, e na primeira versão do jeg - e também nos primeiros X-12 gurgéis - e os do willys.

mais moderno, o do gurgel tocantins também não faz feio, harmônico com a proposta do seu mentor. o resto, salvo algum esquecimento, não tem registro, porque não dá para levar a sério porta-steps de eca-fords e foxes-trots metidos a metaleiros.

acontece que mesmo nos "puros e duros", alguns quesitos tais como visibilidade, praticidade, segurança, não costumam ser contemplados em partes iguais no que toca a funcionalidade da engenhoca que, obviamente não pode desprezar o design que se espera de um 4x4 ou 4x2 sem complexos.

vê-se muitas adaptações por ai que raramente costumam casar bem estes itens, principalmente no jipe jeg. pessoalmente, ainda acho que, apesar de diminuir bastante o espaço de "carga", que já é diminuto no jipe jeg, a versão com o pneu sobre o capô é a mais aceitável.

contudo, eis uma proposta, que recebe, talvez, uma inspiração do candango. segundo erik reidler, que a recebeu de um antigo funcionário que trabalhava na linha de montagem do jeg pela QT engenharia(existiu um primeira linha de montagem pela dacunha, daí o jipe jeg dacunha VW) o design que aqui vamos mostrar foi pensado para ser acrescentado a linha de montagem. infelizmente o jeg encerrou sua produção sem o fazer. mas agora, pode ser integrado aos jegs, provavelmente com um certo aperfeiçoamento) de maneira que se eliminem os calos de certas adaptações que ficam sobrando. eu por exemplo vou ver como é que fica juntamente com o "peso" do galão preto de gasolina.

p.s. quem quiser opinar, contra ou a favor, não se faça de rogado. não se obtém aperfeiçoamento sem " quebra-pau".

Now playing: The Eagles - Long Road Out of Eden via FoxyTunes

1 comment:

e. said...

Olá. Está montado o porta estepe. No projeto faltou a luz da placa. Vou ter que fazer minha própria adaptação. Quanto ao peso, a suspensão seria regulada de acordo com o peso extra, como a suspensão original da kombi; a do Jeg tem também tem essa regulagem e qualquer mecânico que entenda desse tipo de suspensão sabe como fazer para compensar o peso (Se é que dá tanta diferença assim para realmente ter que mexer na suspensão.) Apesar de eu ter montado, não deu tempo de testar direito ainda. Da próxima vez que eu tiver tempo para fazer os testes, passo as informações.