Sunday, July 08, 2012

traseira que corresponde, infelizmente, a dianteira


tudo bem que a mecânica do jeg e outros componentes são da volkswagen. mas carago! o veículo é um jeg. então porque a logomarca vw do tamanho de um elefante nesta traseira enganadora que mais parece leviana calça levanta bum-bum? 


a começar da inversão da localização do galão, tudo é um deus nos acuda. lanternas originais substituídas pelas do gol bx - os soquetes mais difíceis de achar do mercado - que por sua vez estão intimamente ligadas a imagem do gurgel tocantins. a fechadura do motor mais parece umbigo de nascituros pobres - infelizmente tratados assim - protuberância fora do lugar que lhe é determinada, sem dúvida, pelo posicionamento do step, que até aqui vai na contramão do mercado que diz que estepe exterior já era - eles não pensam na mãe deles tendo de trocar pneus e retirando-o debaixo do veículo, com já documentados riscos de perda da mão - mas ao qual nos referimos não por tendência de mercado e sim por questões de respeito a proporção. ganha-se espaço no espaço destinado ao pneu sob o capô. sim, mas vale a pena o tresando? 


para terminar, o escape que sempre foi um problema, não só do jeg mas da maioria dos jeeps. afinal, um veículo programado para matar até águas médias ter escape baixo é pedir para engasgar antes de atravessar. neste caso - considerando-se o custo benefício, afinal são 60, trinta se fosse, merecia mais atenção. a adulteração do parachoque para receber a geringonça puxa-treco não fere a estética até porque o rombo em baixo é mais em cima. e olhando-se para cima tem-se a visão dos protetores de pescoço e bancos, material do meio, que tal como dianteira e traseira, não levaram em conta o equilibrio entre estilo, segurança, conforto e personalidade.


é um caso sério para a psiquiatria. sem dúvidas. mesmo mal que padece o jeg azul que sonhou ser puro sangue e reflete-se mais pangaré. mas isto é para o próximo post.


60 mil reais, 52 que sejam? ai meu cacetinho.

2 comments:

Erik Reidler said...

Olá Celso. As lanternas originais dos últimos exemplares eram essas mesmas. Agora quanto à alteração de porta estepe, galão, etc, já estava variando muito entre um desenho e o outro no final. Esse Jeg aí deve ter poucos anos de idade. Foi fabricado bem depois da fábrica oficialmente "cessar atividades"

celso muniz said...

olá erik: feito o registro dos últimos exemplares, contraponho que para o voudejeg estes exemplares são considerados alternativos, e portanto, fugidios ao projeto original, no qual se enquadram as lanternas traseiras redondas e as de kombi, para os de traseira reta. mesmo o exemplar diesel, do catharino, para nós é pangaré, ou seja tentativa de transformar em puro sangue o que é já é puro - ou quase - no seu dna(dna de jeg). e cá pra nós, este é um belo exemplo de involução e não de evolução e sequer melhoria. o resultado estético é pra lá de discutível. o exemplar da foto data-se como 1986. mesmo os montados pelo nivaldo da jeg team, respeitaram o desenho original. quanto a oscilação de local do galão e pneu, vale o que foi dito. jeg é dacunha. qt já vem de arrasto. é bem vindo quando em estado original -e você o verá aqui em versão 4x4 - quando talvez todos me deem razão pelos coices que dou em adaptações e modificações.
um abraço.