Monday, June 16, 2014

mais esta agora

"Fabricados apenas 800 unidades em extinta fabrica na Bahia"


a legenda que acompanha o anúncio de venda deste jeg - um do raros que ousou aparecer com o para-brisas basculado e com uma família à bordo, com cadeirinha e tudo o mais - é mais uma invencionice(estou sendo delicado) um chute, um coice, entre os tantos ditos sobre o jeg.

aliás, até parece que o condutor está se esquivando da barbaridade da legenda, uma vez que que o jeg nunca foi  fabricado na bahia(alguma influência do post anterior? espero que não).

então, onde? onde seria? na china também garanto que não foi, nem tailândia , nem na índia. no voudejeg já está dito onde foi, se é que não se lembra, ou se é novo por aqui.

tenham dó. pra que inventar? só complica. não precisa sequer mistificar. a foto em si já diz muito mais. e diz muito. afinal, não dizem que uma foto vale por mil palavras? 

pois bem, a "bahia tem um jeito". mas não tem jeito que fizesse um jeg ser fabricado lá. nem a fábrica foi extinta na bahia, nem a ignorância nem o desconhecimento sobre o jeg, apesar de todos os pesares e posts publicados. por isso hoje nem vamos comentar os detalhes, tamanha descarga.

sigamos adelante então. como diria um certo colunista social, que marcou época, cavalo não desce escada. não vai ser o jeg que vai descer, analogamente falando, como deve ter ficado claro. 
agora, como utiliário, não duvidem. desce -e sobe - até as escadarias do senhor do bonfim.

2 comments:

Anonymous said...

tenho um tio que trabalhou na extinta fábrica da JEG em Simões Filho.

celso muniz said...

a fábrica continua tão anônima quanto o comentário. não há registro oficial de tal fábrica, segundo projetistas e funcionários envolvidos desde o primórdio da construção do jeg. após a fabricação pela dacunha, o jeg passou a ser fabricado pela QT engenharia pertencente ao "coronel catharino" que participou ativamente do desenvolvimento do projeto na dacunha. também fala-se que as primeiras unidades teriam sido fabricadas na comepe, uma tradicional fábrica de parafusos localizada na avenida pan nordestina em olinda, pernambuco. mas tal informação não veio de nenhum tio. outrossim algumas unidades desmontadas, pós QT, foram montadas pela jeg tean do nivaldo, tudo em são paulo. portanto...