Saturday, August 01, 2015

o insurgente ou seria ressurgente ?


























vez em quando, não se sabe por força e obra do efeito randômico(que volta e meia trás o passado à tona) ou de seus asseclas operosos (ou preguiçosos que não tiram anúncios do ar) o "bicho" aparece. mas sempre faltando um pedaço, muito embora não perca a linha, apesar dos inúmeros detalhes que padecem do "efeito mandrake"(aparecem/desaparecem) não se sabe se por conta de postagem diversas ou dispersas, que nos fazem ficar por aqui. sim, ele já frequentou os primórdios do voudejeg.

dizem alguns lá das bandas do piauí. dizem mais ainda, ser o vendente (não confundir com vidente ou vendetta) um sujeito um tanto ou quanto chegado a aleivosias, salamaleques, penduricalhos e outras vicissitudes e indiossincrasias. há relatos de quem o quis comprar e a documentação era imbróglio e que por conta disto mesmo o então proprietário( ainda o mesmo ?) postergava, retardava, procastinava e quanto inquirido pela demora abria a caixa de ferramentas com o pretendente por melhor que fossem as suas intenções. 

assim para que não sobrassem sobre nós - para além do que já sobra - martelos voadores, fendas carpideiras, alicates vespas e seja mais lá do que for, nos limitamos a acompanhar de longe, apesar da curiosidade. é destes casos que o coice vem do proprietário - e também a mordida - e não do animal ou jipe.

"apesar dos pesares", como já nos referimos, há linha neste jeg, "apesar" do mandrake ter surrupiado parte da alma do jeg(não há nenhum logotipo a vista). as sinaleiras no para-choque não comprometem, e as portas de aço, raras por aqui, são uma constante em jipes europeus, inclusive em alguns jegs que foram parar por lá(mas com fechaduras aparentes que não é o caso deste, se é que as tem ou em fase de colocação).

a falta dos "us" de apoio ao para-brisa basculado (os "us" são plus, e são raros os que as trazem) também não é o fim do mundo. e ausência do limpador direito também é "acidente de percurso" certamente, tal como a ausência dos espelhos retrovisores.

de resto, tampa do capô alinhada - não é fácil ver um jeg com este item nos trinques -  e a curiosidade da extensão da capota sobre as laterais da grade do para-brisas. agora, a janela enrolada para fora não é legal não. se está amarrada é porque o sistema de molas não está lá(as molas costumam dar um canseira quando cansam. mas nada que não se resolva mesmo sem adestramento)

nos top ten (inexistente aqui no voudejeg) este jeg certamente entraria. pois se assim está está porque o burro se amarra onde o dono manda. e cabe ao novo dono, deixar o bicho solto das amarras e alimentá-lo com algo mais que "capim do mato".

feno, "ração", aveia, cenouras e carinho, e o jeg agradece.







4 comments:

Anonymous said...

Irado! Faz jogo numa mobilete?

william said...

Acompanho seu blog a algum tempo, acho muito legal seu esforço por parte da história desse grande veiculo nacional, está de para bens e não desanime nunca

celso muniz said...

como o jeg, william, não desanimamos. levamos no lombo mas seguimos em frente por mais dura que seja a pena. é obrigado pela leitura. espero que os próximos posts lhe sejam ainda mais "utilitários".

celso muniz said...

quanto ao anônimo que prôpoe jogo numa mobilete, em que pese a gracinha que é uma mobilete, deve ser daquele que pilota descalço - e com descaso para a vida - com as sandálias penduradas no guidom e que não tem a menor noção do que seja irado, jeg ou coisas que o valham.