Tuesday, February 17, 2015

adote a filosofia jeep: o nome do seu jeg é único, e tem uma história. não o achincalhe usando logotipo da vw



























eu sei, eu sei. com base no senso comum, e na sua tremenda cara de pau, você vai dizer que o jeg é quase um volkswagen, já que da kombi tem o motor, chassi, suspensão, caixa de marchas, bancos(primeiras versões) e até as lanternas(segunda fase) sem falar em algumas cositas más(que são ótimas).

ainda assim, é um jeg - e não jegue - e não um volkswagen. o dna pode ser o mesmo - assim como o homem tem 97% do rato - mas um homem é um homem - se bem que alguns são ratos - e um rato é um rato(nunca ouvi falar de um caso onde um rato seja homem) mas são diferentes em suas igualdades.

caso contrário você vai ficar parecendo aqueles motoristas de táxi que usam veículos da volkswagen mas colam logotipos da audi na traseira(os kombeiros também adoram fazer isto) e nem pense na argumentação tragicômica de que a audi pertence ao grupo vw e usa suas plataformas para colocar uma carroceria com mais pertences para ir ao fundo do bolso dos tais pagantes.

qualquer loja de placa de formatura, homenagens, etc - tem até loja de carimbos que faz - reproduzirá o logotipo do jeg. nalguns casos eles não fazem na mesma espessura. mas só um observador atento descobrirá que seu logotipo não é original.

pense nisso quando estiver fazendo uma reforma e ou restauração ou "up-grade"(arhg!) no seu jeg. pense como a jeep que acaba de lançar uma campanha(na verdade uma pré-campanha para o renegade, agora fabricado no brasil, pernambuco, vôce deve saber) e que calca forte no bordão "seu nome é único" e tem uma história.

mas por favor pare por ai. não vá fazer como fez a jeep, que investiu tanto em preservar a originalidade do nome mas mudou o design tradicional da marca a tal ponto que tem mais cara de kia e hyundai do que de jeep (compass, cherokee e grand cherokee). e olhe que ela já se fodeu quando fez isto com o liberty(cherokee sport com faróis redondos).

é o que muita gente faz com o jeg, e que por aqui, já sabe, não tem perdão: é porrada, porrada, porrada!(porra! como tem gente masoquista meu!:) 




páreo duro pra ver quem ficou pior

Saturday, February 07, 2015

por que dizem, mas não é, que bege é cor de burro quando foge


























ainda que sem o logotipo frontal, o que equivale a um jegue banguelo, e as borrachas de apoio ao para-brisas(quando basculado), eis um exemplar baiano que tem apelo. a regulagem de fechamento do capô, de maneira a deixar o menor vão possível no encaixe, é uma estória de teimosia e paciência que ao que parece nem baiano tem: depende da altura das borrachas, do encaixe, da regulagem da posição das dobradiças, do estado da lataria, enfim, muitas vezes é preciso praticamente refazer todo o percurso. mas como quanto menos vão, menos entrada de ar, e consequentemente menor força de empuxo para abertura da tampa(que não abre facilmente se estiver com o "pega-ladrão" em boas condições e regulado) eu largava o ximxim de galinha e tentava. 

afinal, pra quem tem a paciência de aguentar o carlinhos brown no the voice, a regulagem é pimenta no vatapá dos outros.

no salão de festas debut deu rebú


























dos bancos xingo logo no post abaixo. mas aquelas barras de ferro ao meio do visor ou falsa janela como queira chamar, é ferro de dar em doido. mesmo combinando com a forração vamos combinar que não combina com o original nem com o desvirtuado. segurança não pode desprezar estética e vice-versa. se bem que no brasil vice faz o quê mesmo ?

quando um dos redondos dá para o quadrado


























uma das coisas que mais matam os jegues, para além dos caminhoneiros, seca e matadouros - é a colocação de outros volantes no lugar desta beleza que ai está e espero que ai fique. por outro lado, mania que as pessoas tem de marcar o jeg com o logotipo da vw, quando o logo do jeg, além de tornar o projeto mais pessoal e uno, requer o mesmo investimento e tempo. cacete! chamem a defesa animal!

se jeg não tem chifres na testa pra quê enfiá-los no cu ?


























um belo rabo, diria o bardo. e aqui vão as falsas desculpas pelo alto-nível-baixo do título mas que convenhamos está a altura do arranjo feito para dissolver a estética da traseira do burro que não é o jeg, por certo na tentativa de arrumar o buraco que este tipo de escapamento deixa na moral de quem se preocupa com o traseiro. é uma pena. mesmo diante de traseiro tão elegante, baixa o pau, de certeza.

da janela lateral a barra que é porrada pra dormir





objeto do desejo de nove entre dez jegueiros: aleta de ventilação original, ainda feita em baquelite. isso é um luxo só que você pode reproduzir em fibra ou mesmo em lataria, se achar um lanterneiro - sim, isto é um fóssil - que se disponha a fazer. se for para serralheiro, você provavelmente vai viver o terror do massacre da serra elétrica. vai na fibra, é mais seguro ainda que não seja o mais saudável. agora aquela barra de ferro é mesmo um terror por mais que se clame pela segurança.

não é todo mundo que fica bem de perfil

a grosso modo temos aqui um jeg preservado com pequenas nuances que não o desclassificam, tais como o espelho "a meio pau"  - hoje não se diz mais bandeira a meio pau porque o politicamente correto brochou o meio - que como já ressalvamos tem a ver com a tentativa de aumento de visibilidade do retrovisor que costuma ficar "embaçado" com a pala do falso quebra-vento; os botões em presilha para fixação da capota também não são a melhor solução pois rapidamente perdem a pressão e sua capota fica assim,assim,digamos "remelenta"; as portas estão fora de alinhamento na parte superior cujo porquê não me atrevo a aventar. registre-se a característica da versão não militar configurada e confirmada pelo "falso estribo" contínuo entre os para-lamas. quanto a mim, continuo a achar que o escapamento standard vw não condiz com a traseira do jeg, nem em perfil.