Wednesday, August 02, 2017

vemp ou veículo militar protótipo também conhecido nas pequenas rodas como vw pagão


se você acompanha o voudejeg já o viu por aqui. nomeadamente numa foto frontal, durante sua exposição no salão do automóvel de 1976. mas nunca, nesta foto inédita, neste blog, visto de costas, em pista de testes, puxando uma carretinha, como parte do briefing para verificação de suas possibilidades.

a foto estava nos meus alfarrábios, até que uma remessa do erik reidler, alertou-me para o fato de que nunca a havia publicado, mesmo já tendo recebido a foto, também inserida num artigo do alexander gromow para o auto-entusiastas, cujo link transcrevo abaixo, e que revela a ponta do mistério que foi este projeto, muito embora até hoje não se consiga desvendar a passagem do vemp para jeg de batismo da abc diesel e dacunha. isto posto, tomei a liberdade de transcrever uma parte da conversa, para que os interessados saibam que o imbróglio não é para "sessão da tarde". e quem saiba algum sherlock nos traga a solução.

"Na fábrica Ancheta da Volkswagen ficou preservado o VEMP na versão 4x4, como eu cito na matéria: http://www.autoentusiastas.com.br/2016/09/schatzkiste-bau-tesouro/ mas é guardado a sete chaves - praticamente impossível de chegar perto e quem poderia falar algo sobre isto já faleceu. Mas eu fiquei extremamente curioso em relação a este projeto. Conta a lenda que o outro exemplar, um 2x2 (aquele que aparece na foto da 4 Rodas), foi "presenteado à Da Cunha (que também tinha uma empresa de cegonheiras que servia à Volkswagen e que era muito próxima, talvez até demais, do Schultz-Wenk - primeiro presidente da marca no Brasil - se bem que já se estava na era Sauer). A lenda urbana fala que com a não aprovação de seu VEMP pelo Exército Brasileiro, a Volkswagen decidiu ajudar a Da Cunha no desenvolvimento de um jipe, que acabou sendo o Jeg..."


1 comment:

flavio ferreira said...

Pra mim esse é oq que ja mudou de cor varias vezes, apos essa foto ele aparece prata com adesivos em outras publicações no seu blog mesmo se nao me engano, e amarelo e depois laranja, sempre com a mesma placa, e por ser 1976 e nao ter o nome Jeg nos docs acredito confirmar, e a lenda que foi dado pra alguem trabalhava na fabrica.
Flávio F.