Tuesday, December 19, 2017

pra quem quer ficar por dentro: "tando" de dentro ou de fora ou como manter as"suas" partes secas *


ventarola ou quebra-vento, se assim pudermos chamá-la, já que nas capotas de lona a sua função é outra, como ao envelhecer, ficar opaca e atrapalhar a visão dos retrovisores. escuse-se de procurar matérial UV(não "existe") e, se achar, vai ser muito caro. portanto esteja preparado para trocas preventivas depois de cada verão. 


há quem tenha feito em acrílico(as ventarolas) mas convenhamos, é iconoclasta demais, e também não tem o tratramento UV.


o famoso ganchinho prendedor que a depender do humor(dele) ou solta com facilidade ou engancha até você se descabelar, principalmente quando chove e você está do lado de fora. mas tudo isso é culpa das molas "enroladoras".


em detalhe só para lhe dar mais um lembrete ( para além dos detalhes em si dos triangulos de lona, que costumam ficar equidistantes, tendo o gancho como ponto central, o que aqui não foi o caso) sim, capa e guarda-chuva não tem utilidade para proprietários de jipe - capota também, dizem alguns, mas só os que a tem mal feita - então: relaxe e goze. quem tem capota de lona, é pra se molhar, digamos que este é o espírito. e sua mulher(es) não vai achar você um cara espirituoso, pode acreditar. e não há misoginia no comentário.


mas não dentro. se entrar água no interior, em qualquer parte que seja, é porque tem alguma coisa de errado. principalmente com você. considere a exceção naquelas chuvas de vento que molham até cuecas do papa.


por isso a justeza das janelas é um dos fatores primordiais para você não ficar com as partes internas(suas e dele) ensopadas. é difícil, e bota dificil nisto, porque o material tende a dilatar. e não tem esta de lavou tá novo. molhou, recebeu sol, o material - alguns resistem mais, não economize - dilata, assim como a vida nos dilata. portanto não seja -e a sua capota - frouxo antes do tempo.


o conjunto deve ser harmônico. se tiver frestas ou fímbrias, acredite vai tomar uma mijada daquelas do deus da chuva. e não adianta clamar por são pedro. o interior do seu jeg vai virar cacimba. e são pedro provavelmente às risadas. e dizem que neste caso ele faz você perder as chaves para vê-lo praguejar ainda mais.



lembra do que falamos sob a retidão das capotas? pois. se ela fica frouxa, vira uma piscina. e daí para começar a vazar feito fralda de criança é um pum. capota que junta água em cima é o sinal que você mijou fora do caco na sua escolha do fornecedor. isto posto, nunca se esqueça que capota não é fralda. não existe descartável. não afrouxe suas exigências neste item.


* fotos do exemplar dos irmãos bortholuzzi que vem sendo restaurado au complet e nos foram gentilmente cedidas. se você acompanha a saga deles, e dos demais, verá que o trabalho nesta capota ficou bem acima da média, considerando que foi feito em cima de referencias e não de molde original. o ideal, já que a pissoletro(ora confirma, ora não) "perdeu" o molde que tinha, é contactar algum proprietário que ainda a tenha original e fazer o molde. caso não, procure um capoteiro das antigas, mesmo que não seja específico de jeeps. há um material de capota utilizado para as viaturas do exército que supera todos os demais em resistência( é o triplo do preço). o utilizado para barcos também oferece maior resistência. porém, há materias com menor custo, que ainda assim aguentam o tranco. o do meu jeg, por exemplo, é do mesmo usado pelas toyotas aumentadas, bastante utilizadas em pernambuco. aliás, foi numa das cidades que faz o serviço(joão alfredo) que fiz a minha capota com base na antiga. um dia de trabalho e ficou pronta ali na minha frente(em brejo da madre de deus, lugar onde acontece a famosa paixão de cristo, no maior teatro ao ar livre do mundo, e em surubim(terra onde nasceu o chacrinha) encontram-se "capoteiros de toyotas" rijos como são o povo do nordeste.



¹capota das toyotas aumentadas, feita numa das cidades citadas.
japoneses da toyota japão vieram ver,incrédulos, como os "matutos" - que os sulistas(só os imbecis) dizem ser uns ignorantes lulistas, e vagabundos mamadores do bolsa família - conseguiam fazer algo tão perfeito, sem nenhum acidente registrado, com ferramentas tão toscas. e olhem que isso em dia de feira, leva até 14 pessoas, mais "balaios de compras", haja peso, além dos bodes, galinhas e até novilhos, em estradas que até deus dúvida e o diabo não passa. algumas destas "bichinhas" tem mais de 3 milhões de quilômetros nas costas.



No comments: