1977, chassi 5002(provavelmente o jeg n°2 na linha de produção) fonte:opasgarage.blogspot.com |
os jegs TR(teto rígido) são um capítulo à parte na história destes cavaleiros muares. ainda mais raros que as unidades 4x4, a maioria já no exterior.
durante muito tempo, mistério: sua existência e quantidade?
informações oficiosas - mas advindas de fonte oficial - atestavam que apenas um protótipo foi fabricado. mas a coisa não era, e não é bem assim.
pelas pirambeiras da web, identificamos rastros da existência de dois exemplares. um, quase chegamos a comprar e hoje, folgo em sabê-lo, nas mãos de quem dele há de cuidar como se deve, e quiçá muito melhor do que eu.
o outro, melhor destino quase não teve. saiu do escuro do seu teto para o abandono, conforme fotos abaixo. mas informações recentes, relatam que salvo foi, retirado da sucata, a caminho agora do processo de recuperação/restauração.
então: bem hajam aqueles que cuidam destes - e dos demais jegs - TR. nosso registro e louvor.
o jeg, jipe ainda relegado a escanteio na história automobilística nacional(como sempre é mais admirado lá fora que cá dentro)e tantas vezes vítima de piadas e preconceitos, jipe e o animal, ainda vai se tornar cult.e nesta hora, há que se relinchar para comemorar com júbilo seu espaço ocupado graças a resistência do dito cujo, e da teimosia - não dizem que os jegues são teimosos? - de proprietários dispostos a preservá-los a todo custo.
recompensa financeira? de quem zelou seus exemplares de forma original? será apenas consequência, se alguém dele quiser fazer moeda. porque o cuidado que visa lucros não é autêntico. é uma espécie de sexo sem amor. é bom mas não é pleno. sejamo-lo pleno pois.
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