Sunday, March 25, 2018

em casa de ferreiro, espeto de ferro, que seria espeto, no caso do jeg, ser de pau



visão em ângulo de torcicolo da engenhoca da caixa de direção. se tiver de trocá-la algum dia(trate de mantê-la lubrificada, o que quase ninguém faz, para depois não chorar em ais) você vai ter de ser carne de pescoço para desvendar o "enigma" árabe. explico: é que a caixa de direção utilizada no jeg é de uma série que equipava veículos que foram para o iraque, reza a lenda. se colocar as trw, de kombi brasucas, quando girar o volante para a esquerda, as rodas irão para a direita e vice-versa(acredite eu já passei por isto e me senti na oficina de ali baba e os 40 ladrões). há quem diga que basta inverter o sem fio das "brasucas". mas é lenda. as "lendas das arábias" sempre tem um fundo de verdade.




certas coisas na vida, são tão simples que não damos por elas. a tal molinha que o cavaleiro(quem monta um jeg é um cavaleiro. mas nem todo cavaleiro é cavalheiro) avista é o supra-sumo do detalhe. é tal e qual como se fosse uma lagarta rara na visão de um entomologista. e, acredite, sem ela, não rola. o quê? cuidado com as taturanas.



reservatório e a bomba de óleo simples - que é a original do jeg - à vista. se você ficar sem freio - e eu já fiquei descendo a ladeira da misericórdia em olinda-pe - vai praguejar todos os santos por não ter colocado uma dupla, que foi o que fiz após escapar de tal descida, menos por misericórdia e mais por cagaço da sorte. com a dupla, vou chover no molhado, se falha uma secção, você ainda tem a outra pra zelar pelo seu susto. mas a bomba simples era a original. 



como já bem posto, o jeg utiliza o sistema selectracion do gurgel, o que poderia ser resumido como um locker manual, com a diferenciação no formato das alavancas que postam-se paralelas a do freio de mão. ninguém sabe dizer se o dacunha fez a gurgel de gaiato, lançando mão do sistema sem autorização ou houve algum acordo. não teria gurgel patenteado? (neste pais, patenteando você é feito de pateta, imagine se não).



esta alavanca diminuta, enxerida à toda prova, é a alavanca do afogador, sistema do tempo das máquinas de escrever. mas, pode crer, funciona melhor que certos reservatoriosinhos do tempo do computador.



pano rápido com o funcionamento manual do guincho como demonstração. a alavanca que o move vem a caminho, e tem também serventia de defesa em casos de perigo. mas como diz a "puliça" nunca reaja. morra em paz.



No comments: