Sunday, February 12, 2006

de volta ao futuro


o nosso " ultrapassado bandeirante " agora up-to-date pela bagatela de 88 mil dólares, made in california.


Bandeirante "2006" o jipe da hora e da vez


Por aqui, o modelo ficou conhecido como Bandeirante e deixou órfãos ao sair de linha, em 2001. No resto do mundo, o Land Cruiser FJ40 (seu nome original) também fez uma legião de admiradores — tanto que agora é trazido de volta à vida numa versão artesanal. A empresa californiana TLC, que há dez anos restaura velhos Toyota, decidiu fazer uma réplica completa do jipe.

A partir do chassi original, que é jateado e reforçado, a TLC faz um “Bandeirante” zero-quilômetro e bem brabo, batizado de Icon. A carroceria de alumínio é estampada no Canadá e tem desenho que reproduz o FJ de 1960.

— Alteramos a distribuição de pesos, melhoramos a segurança e a ergonomia — diz Jonathan Ward, dono da TLC.

Os feixes de molas tiveram curso aumentado e ganharam buchas modernas. Direção e transmissão foram atualizadas com o que há de melhor no mercado de preparação de 4x4.

O motor é um clássico americano: o Chevrolet V8 350 small block , robusto e de manutenção fácil. Ward prevê ainda uma versão a diesel, com o motor MWM International 3.0 feito no Brasil (o mesmo da Ranger, com 163cv).

Com opcionais ao gosto do cliente, o Icon pode ficar com visual antigo, ou parecer uma versão do século XXI. Seu preço é assustador: US$ 88 mil, nos EUA. Para comparar, um Hummer H2 sai por US$ 50 mil. Mesmo assim, já foram vendidos sete jipes Icon, todos a gasolina.

Lembramos que a própria Toyota logo começará a oferecer nos EUA o modelo FJ Cruiser, um galipão moderno cujo estilo evoca o Land Cruiser original. Estávamos na vanguarda com nosso velho Bandeirante, quem diria...

in o globo.

No comments: